Atendendo a pedidos e para quem está achando o blog interessante, vou mostrar como é feita a criação de alguns tipos de texturas simples para jogos e CGs.
Bom, existem várias formas de se fazer texturas, são elas:
- Usando Fotos Digitais : Você pode tirar fotos com sua propria câmera digital (com lente de boa qualidade, é claro) e fazer as devidas adequações na imagem no seu software preferido(Photoshop, Fireworks, Paint Shop Pro, Gimp, etc...). Livros e tutoriais na internet dão boas dicas de como não estragar sua foto digital(exemplo: O ideal é tirar a foto em dia nublado e evitar a foto no horário do sol nascente ou poente, evitando o alaranjado na imagem, etc...).
- Passo a passo : Através de aplicações de filtros (Noise, Clouds, etc), camadas e efeitos de alguns dos softwares citados acima é possivel obter excelentes resultados.
- Pintura digital : Através de mesas digitalizadoras ou com o velho e bom mouse (pixel art ou não), desenhistas fazem a arte necessária.
Vou mostrar os dois primeiros métodos, pois o 3º exige conhecimento de desenho, o qual eu não tenho :).
Lembrando que usaremos o photoshop CS2 e será necessário um conhecimento básico da ferramenta para executar esse tutorial.
Criando uma textura de lava
- Abra o photoshop
- Escolha File->New e nomeie sua textura de forma significativa (para que você possa acha-la facilmente no futuro). Em width e height, escolha potencias de 2 (256, 512, 1024) para manter o padrão de texturas em jogos (devido ao tile das imagens, o qual mostrarei na parte 2).
- Mantenha a cor do foreground branca e do background preta.
- Selecione a opção Filter->Render->Clouds.
- Selecione a opção Filter->Render->Different Clouds algumas vezes até ter um resultado parecido com este
- Duplique a layer que acabamos de trabalhar, e deixe ela selecionada (a mais acima).
- Selecione Filter->Stylize->Emboss com os seguintes valores, angle = 135, height = 3 pixels e amount = 500%
- Vá em Filter-> Filter Galery e escolha plastic wrap filter com as opções Highlight Strength = 15, Detail = 10 e Smoothness = 5.
- Ainda com a 1ª camada selecionada mude a opção de blending de normal para overlay.
- Selecione a camada de baixo e escolha a opção de menu Image->Adjustments->Color Balance. Ajuste o Color Levels para +50, 0 e -50 para os 3 Tone Balances (Shadows, Midstones e Highlight).
- Aplique o filtro plastic wrap nesta camada da mesma forma que a anterior (com os mesmos parametros).
Bom pessoal na parte 2 deste tutorial eu falarei da criação de texturas através do 1º metodo e como fazer o tile (junção lado a lado) delas corretamente para jogos.
Até o próximo post.
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