Olá pessoal,
Quando vamos desenvolver jogos temos que definir para qual plataforma iremos faze-lo. O objetivo desse post é esclarecer quais plataformas as existentes e como está o mercado brasileiro em relação ao desenvolvimento de cada uma delas.
* Consoles - A criação de jogos para consoles é extremamente restrita. Na maioria dos casos é necessário a compra de um SDK (Software Kit Development) por um preço salgado e também ter outros cases de sucesso. O mercado brasileiro ainda não possui maturidade nessas plataformas.
* PC
Windows - Jogos para windows compoem grande parte do mercado mundial. Existem diversas ferramentas (incluindo engines, SDKs, IDEs, etc) para desenvolvimento de jogos para windows:
2D
- GameMaker
- XNA
- Mugem
- Flash
- RPG Maker
3D
- Unreal Engine
- Torque Engine
- Ogre
- Irrlicht Engine
- Crystal Space Engine
- XNA
- Blender Game Engine
- Quest 3D
Linux - Apesar do crescimento de usuários linux para desktop, o mercado para esse Sistema Operacional ainda é muito evitado, salvo algumas exceções.
Infelizmente o mercado brasileiro ainda não compete de igual pra igual com os grandes produtores de jogos (como EUA, alguns países Europeus e asiáticos) devido ao orçamento de alto custo para produção de jogos realmente de ponta. Devido a isso o mercado brasileiro se detem muito em jogos 2D ou 3D de baixo orçamento, como jogos educacionais, por exemplo.
* Dispositivos Móveis - Essa é a melhor plataforma para o mercado brasileiro atualmente. Equipes pequenas desenvolvem projetos de boa qualidade e com retorno rapido. Grande parte dos jogos é desenvolvida em Java, porém também existem jogos feitos em Symbian C++, Brew e Flash lite. O ganho no poder de processamento dos dispositivos e o aumento na largura de banda (com tecnologia 3G, por exemplo) tornam esse mercado ainda mais atrativo.
* TV/ TV Digital - Jogos interativos para TV convencional são dificeis de encontrar mas existem. Já a TV DIGITAL por ser uma tecnologia recente, ainda está em processo de amadurecimento, porém já temos algumas ideias se concretizando.
Entao é isso pessoal, até o proximo post.
terça-feira, 3 de junho de 2008
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2 comentários:
Massa Átila, post bem interessante!!! Keep blogging
esqueceu dos flipperamas
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