Hoje irei falar sobre um projeto no qual eu tive o privilégio de participar, o KAMUR. O KAMUR é um jogo 2D para a TV Convencional que será transmitido por alguns canais de TV aberta e fechada. Não posso falar muitos detalhes técnicos devido ao sigilo e pelo fato de ainda nao ter sido lançado (previsão para o fim deste ano). Irei falar um pouco sobre a experiência como animador 2D utilizando o Adobe Flash neste projeto.
Em meados do ano passado fui convidado a participar do projeto KAMUR, até então minhas experiências com animação em flash estavam ligadas diretamente a criação de layouts web, jogos e uma intro de um anime produzida com Beto Machado, entitulado "SPOILER" em 2002. Abaixo alguns screens do SPOILER.
Bom, entao aceitei o desafio e comecei a me aprofundar no estudo de algumas primitivas de animação 2D, como:
* Interpolação de Movimento - Para diminuir o numero de quadros desenhados do projeto, é necessário que movimentos de personagens sejam simplesmente deslocamentos de imagens nos eixos padroes X e Y.
* Profundidade - Para dar ideia de profundidade é necessário fazer escalas nas imagens, onde esta deve ser feita de forma homogenea (não se pode fazer escala em somente 1 dos eixos, pois você terá perca de resolução da imagem original).
* Easy In e Easy Out - Aceleração ou desaceleração de uma interpolação de movimento. Muito utilizado quando um personagem prepara um golpe(como quando ele vem de lado rapidamente e no final do movimento lateral ele desacelera).
* Fade in e Fade Out - Algumas transições de tela ficam bem mais suaves quando você vê a cena antiga apagando e a nova surgindo ao mesmo tempo.
* Máscaras - Muito utilizado para mostrar somente uma regiao de uma imagem em um instante. Necessária em alguns efeitos especiais conhecidos.
* Efeitos de impacto - Algumas primitivas gráficas conhecidas como circulo e retangulo (geralmente em cor clara), que após uma colisão ou golpe forte dão enfase ao impacto.
* Linhas de movimento - Efeito interessante onde o personagem faz uma interpolação para um lado e linhas desenhadas são animadas no sentido inverso, criando uma sensação maior de movimento.
* Linha de golpe com arma - Também para diminuir o numero de quadros desenhados do projeto este efeito é baseado em tela geralmente escura com uma arte em "rasgo" ou "corte" (pode-se adicionar um brilho no final do quadro).
Fiz uso de algumas caracteristicas do flash, como animação com glow para alguns efeitos, alterações de cor, efeitos de alpha e muito mais.
É importante lembrar que os efeitos sonoros dão vida a animação. Muitas vezes no processo de criação da animação quando você ainda está sem os efeitos e falas você é levado a achar que sua animação está fora de ritmo ou incorreta. Em grande parte dos trabalhos você terá que adaptar a animação ao tempo sonoro dos audios produzidos. Interessante notar o valor de um audio no mundo da animação (exemplo, você pode apenas ouvir um barulho de porta abrindo enquanto está em transição de tela, entao voce intuitivamente sabe que o personagem abriu ou fechou uma porta, mesmo nao tendo sido mostrado).
Segue abaixo alguns screens do KAMUR (com a devida autorização do detentor da ideia, Daniel Gularte).
Bom pessoal, é isso. Espero que vocês tenham gostado. Até o proximo post.
4 comentários:
só posso dizer: O.o
TOO GOOD!
Muito legal ...
Cara conheci seu bloq a pouco tempo mais até agora eu achei ele muito bom ele esta tirando bastantes duvidas que eu tinha e esta me ajudando a escolher em que area da informatica vou seguir
Postar um comentário