Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

3º Tutorial - Criação de texturas - Parte 1

Olá pessoal,

Atendendo a pedidos e para quem está achando o blog interessante, vou mostrar como é feita a criação de alguns tipos de texturas simples para jogos e CGs.

Bom, existem várias formas de se fazer texturas, são elas:

- Usando Fotos Digitais : Você pode tirar fotos com sua propria câmera digital (com lente de boa qualidade, é claro) e fazer as devidas adequações na imagem no seu software preferido(Photoshop, Fireworks, Paint Shop Pro, Gimp, etc...). Livros e tutoriais na internet dão boas dicas de como não estragar sua foto digital(exemplo: O ideal é tirar a foto em dia nublado e evitar a foto no horário do sol nascente ou poente, evitando o alaranjado na imagem, etc...).


- Passo a passo : Através de aplicações de filtros (Noise, Clouds, etc), camadas e efeitos de alguns dos softwares citados acima é possivel obter excelentes resultados.


- Pintura digital : Através de mesas digitalizadoras ou com o velho e bom mouse (pixel art ou não), desenhistas fazem a arte necessária.


Vou mostrar os dois primeiros métodos, pois o 3º exige conhecimento de desenho, o qual eu não tenho :).

Lembrando que usaremos o photoshop CS2 e será necessário um conhecimento básico da ferramenta para executar esse tutorial.

Criando uma textura de lava


- Abra o photoshop
- Escolha File->New e nomeie sua textura de forma significativa (para que você possa acha-la facilmente no futuro). Em width e height, escolha potencias de 2 (256, 512, 1024) para manter o padrão de texturas em jogos (devido ao tile das imagens, o qual mostrarei na parte 2).

- Mantenha a cor do foreground branca e do background preta.



- Selecione a opção Filter->Render->Clouds.

- Selecione a opção Filter->Render->Different Clouds algumas vezes até ter um resultado parecido com este


- Duplique a layer que acabamos de trabalhar, e deixe ela selecionada (a mais acima).

- Selecione Filter->Stylize->Emboss com os seguintes valores, angle = 135, height = 3 pixels e amount = 500%

- Vá em Filter-> Filter Galery e escolha plastic wrap filter com as opções Highlight Strength = 15, Detail = 10 e Smoothness = 5.

- Ainda com a 1ª camada selecionada mude a opção de blending de normal para overlay.


- Selecione a camada de baixo e escolha a opção de menu Image->Adjustments->Color Balance. Ajuste o Color Levels para +50, 0 e -50 para os 3 Tone Balances (Shadows, Midstones e Highlight).


- Aplique o filtro plastic wrap nesta camada da mesma forma que a anterior (com os mesmos parametros).


Bom pessoal na parte 2 deste tutorial eu falarei da criação de texturas através do 1º metodo e como fazer o tile (junção lado a lado) delas corretamente para jogos.

Até o próximo post.







Nenhum comentário: