Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 10 de junho de 2008

3º Tutorial - Criação de texturas - Parte 2

Olá pessoal,

Antes de começar a parte 2 deste tutorial gostaria de agradecer os comentários dos posts antigos e dizer que eles me estimulam cada vez mais a trazer experiencias minhas para ca. Só lembrando que o blog não ira tratar apenas de questões de arte (que nem sequer é minha especialidade) para jogos, pois até agora só mostrei tutoriais de blender e photoshop. Estarei falando em posts futuros de técnicas de programação, algoritmos utilizados em jogos, lógica matematica e física aplicada nos jogos.

Bom, como foi dito na parte 1, você pode usar fotografias digitais como base de texturas em jogos, porém a maioria das vezes são necessários alguns ajustes. Nesta segunda parte estarei mostrando como fazer um ajuste simples para não deixar a imagem com erro de linhas nas junções (seam).

- Baixe a imagem abaixo para sua máquina (Escolha a opção salvar imagem como, no menu do navegador)


- Abra a imagem acima no photoshop.
- Escolha a opção Filter->Other->Offset. Nas configurações Horizontal terá de ser igual a metade da largura da sua imagem (Exemplo: se sua imagem tiver 512, entao horizontal = 256). Faça o mesmo para o vertical, porém com a metade da altura da imagem. Tenha certeza de que a opção Wrap Around está selecionada.
- Sua imagem deve estar parecida com esta abaixo.

- Agora vem a parte interessante, selecione a ferramenta Clone Stamp segure o alt e clique na área fora das linhas, e vá cobrindo as linhas com o novo padrão.

- O resultado deverá ficar como a figura abaixo.

Bom, para que fique bem claro o problema, vamos ver o uso destas textura no blender.
- Abra o blender e delete o cubo padrao.

- Adicione um plano (Add->Mesh->Plane). Ainda na visão top (Numpad 7) segure CTRL + ALT + Numpad 0 para fazer a camera fica ir para a visão top.

- Faça escala (Tecle S e arraste) no plano se achar necessário.
- Com o plano selecionado, vá par ao painel shading (F5) e subpainel material e crie um novo material para esse objeto. Ainda com o plano selecionado vá para o subpainel Texture (F6) e adicione uma nova textura do tipo Image para ele. Clique em load para carregar a imagem correta criada e coloque o valor 3 nas opções XRepeat e YRepeat . Depois faça o teste com a imagem incorreta para comparar.

- F12 para renderizar.
Tile incorreto

Tile correto

Bom, é importante saber que grandes jogos possuem grande numero de texturas. Como todo bom profissional procure organizar seus trabalhos e sempre tente utilizar os recursos de camadas do photoshop para facilitar sua vida. Em muitos casos algumas texturas são apenas aplicações de efeitos ou camadas sobre uma arte anterior, como no exemplo abaixo.



Espero que tenham gostado deste post. Comentários são bem vindos. Até a próxima pessoal.

5 comentários:

Fabio disse...

heehehe... os meus jogos tb são 4 Fun...
abraço...
Shoryuken...

Unknown disse...

Deu certo carregar a textura em uma superfície não : /. Consigo dar um load na imagem, mas ela não carrega no modelo.

Átila Correia disse...

Eu refiz as etapas e realmente estão todas corretas. Tenta de novo.

Hernesto Borges disse...

Muito show o blog!!!!
Parabens!!!
vlw

Unknown disse...

Acabei de achar teu blog e já achei coisas bem interessantes. Parabéns pelo trab. Vou testar teu tutorial. Abs