Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O projeto KAMUR

Olá amigos,


Hoje irei falar sobre um projeto no qual eu tive o privilégio de participar, o KAMUR. O KAMUR é um jogo 2D para a TV Convencional que será transmitido por alguns canais de TV aberta e fechada. Não posso falar muitos detalhes técnicos devido ao sigilo e pelo fato de ainda nao ter sido lançado (previsão para o fim deste ano). Irei falar um pouco sobre a experiência como animador 2D utilizando o Adobe Flash neste projeto.



Em meados do ano passado fui convidado a participar do projeto KAMUR, até então minhas experiências com animação em flash estavam ligadas diretamente a criação de layouts web, jogos e uma intro de um anime produzida com Beto Machado, entitulado "SPOILER" em 2002. Abaixo alguns screens do SPOILER.





Bom, entao aceitei o desafio e comecei a me aprofundar no estudo de algumas primitivas de animação 2D, como:


* Interpolação de Movimento - Para diminuir o numero de quadros desenhados do projeto, é necessário que movimentos de personagens sejam simplesmente deslocamentos de imagens nos eixos padroes X e Y.


* Profundidade - Para dar ideia de profundidade é necessário fazer escalas nas imagens, onde esta deve ser feita de forma homogenea (não se pode fazer escala em somente 1 dos eixos, pois você terá perca de resolução da imagem original).


* Easy In e Easy Out - Aceleração ou desaceleração de uma interpolação de movimento. Muito utilizado quando um personagem prepara um golpe(como quando ele vem de lado rapidamente e no final do movimento lateral ele desacelera).

* Fade in e Fade Out - Algumas transições de tela ficam bem mais suaves quando você vê a cena antiga apagando e a nova surgindo ao mesmo tempo.

* Máscaras - Muito utilizado para mostrar somente uma regiao de uma imagem em um instante. Necessária em alguns efeitos especiais conhecidos.

* Efeitos de impacto - Algumas primitivas gráficas conhecidas como circulo e retangulo (geralmente em cor clara), que após uma colisão ou golpe forte dão enfase ao impacto.
* Linhas de movimento - Efeito interessante onde o personagem faz uma interpolação para um lado e linhas desenhadas são animadas no sentido inverso, criando uma sensação maior de movimento.

* Linha de golpe com arma - Também para diminuir o numero de quadros desenhados do projeto este efeito é baseado em tela geralmente escura com uma arte em "rasgo" ou "corte" (pode-se adicionar um brilho no final do quadro).

Fiz uso de algumas caracteristicas do flash, como animação com glow para alguns efeitos, alterações de cor, efeitos de alpha e muito mais.
É importante lembrar que os efeitos sonoros dão vida a animação. Muitas vezes no processo de criação da animação quando você ainda está sem os efeitos e falas você é levado a achar que sua animação está fora de ritmo ou incorreta. Em grande parte dos trabalhos você terá que adaptar a animação ao tempo sonoro dos audios produzidos. Interessante notar o valor de um audio no mundo da animação (exemplo, você pode apenas ouvir um barulho de porta abrindo enquanto está em transição de tela, entao voce intuitivamente sabe que o personagem abriu ou fechou uma porta, mesmo nao tendo sido mostrado).

Segue abaixo alguns screens do KAMUR (com a devida autorização do detentor da ideia, Daniel Gularte).








Bom pessoal, é isso. Espero que vocês tenham gostado. Até o proximo post.



















4 comentários:

Elano disse...

só posso dizer: O.o

Beto Machado [ NEVERENDS ] disse...

TOO GOOD!

Anônimo disse...

Muito legal ...

Bruno Duarte disse...

Cara conheci seu bloq a pouco tempo mais até agora eu achei ele muito bom ele esta tirando bastantes duvidas que eu tinha e esta me ajudando a escolher em que area da informatica vou seguir