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sexta-feira, 30 de maio de 2008

1º Tutorial

Bom pessoal, vou postar um exercicio no qual eu elaborei para o curso de blender que ministrei na Universidade Estadual do Ceará, que por sinal formou alguns alunos com grande potencial na área de modelagem 3D.

•Modelando um copo
–Abra o blender.
–Apague o cubo inicial (basta selecioná-lo e clicar DELETE).
–Na visão TOP (Aperte Numpad 7), adicione um círculo(ADD > MESH > CIRCLE) com 16 vértices.
–Com todos os vértices selecionados pressione E para fazer uma extrusão (Escolha Only Edges) e logo em seguida S para diminuir a escala do novo círculo.
















–Pressione A para tirar a seleção dos vértices centrais, logo em seguida pressione A novamente para selecionar todos os vértices.
–Pressione CTRL+N para recalcular as normais do nosso objeto.
–No painel EDITING (F9), encontre o sub-painel LINK AND MATERIALS e pressione o botão SET SMOOTH.
–Mude a visão para SIDE (NumPad 3) e então faça uma nova extrusão pressionando E (Escolha Region) restringindo ao eixo Z e mova os vértices para cima. Ainda com os vértices selecionados pressione S (Scale) e mova o mouse para longe do centro, fazendo com que aumente a boca do copo.

–Pressione A para tirar a seleção de todos vértices.
–Volte ao modo de visão TOP (NumPad 7) e com o ALT pressionado selecione o grupo de vértices mais interno.
–Faça uma nova extrusão pressionando E (Only Edges), depois pressione S (Scale) e logo após 0 do teclado numérico. Isso irá fechar o fundo do copo.
–Aperte W e escolha a opção REMOVE DOUBLES do menu. 15 vértices devem ser excluídos.



–Pressione A para tirar a seleção de todos vértices.
–Volte ao modo de visão SIDE (NumPad 3) e selecione todos os vértices que compõem a parte de baixo do copo. Para isso utilize o BOX SELECT (Atalho b).
–Faça uma nova extrusão pressionando E (Region), restrinja ao eixo Z e e mova um pouco para baixo. Isso irá corrigir o fundo do copo.
–Pressione A para tirar a seleção de todos vértices. Pressione A novamente para selecionar todos os vértices.
–Pressione CTRL+N para recalcular as normais do nosso objeto.
–Pressione TAB para ir para o OBJECT MODE.
Altere a visão pressionando o ALT e botão esquerdo do mouse, só para melhorar a visualização.






–No painel EDITING(F9), no sub-painel MODIFIERS pressione ADD MODIFIER e escolhe SUBSURF.
–Verifique o copo nas mais diversas posições segurando o ALT+ botão esquerdo do mouse.
–Verificamos que a parte superior do copo ficou com a borda “fina” devido a subdivisão, então volte ao EDIT MODE (Pressionando TAB).
–Volte para a visão SIDE (NumPad 3). Faça um novo corte na malha (LOOP CUT, Ctrl+R) e suba o corte para a parte superior do copo.



–Mude para OBJECT MODE (TAB), e visualize seu objeto.
–Pressione F12 para renderizar.

Tente utilizar a mesma técnica empregada aqui para fazer um personagem de jogo como a hemacia do jogo HEMOÇÃO.

Espero que tenham gostado, até o proximo post.

Um comentário:

Unknown disse...

Ei, tutorial de blender é primeira! rsrsrs, muito massa. Os tuto do site do blender brazil costumam estar quebrados rsrssr aí umas opções fazem muita diferença.

Cara, lhe falar que sua iniciativa de ter uma empresa de jogos aqui em fortaleza é uma coisa muito boa e lhe desejo muito sucesso!

Adicionei teu blog no meu blog, blz?