Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Áreas de atuação em Jogos

Olá amigos,

Quando se decide deixar de ser apenas um jogador e passar a desenvolver jogos, nos deparamos com algumas dúvidas tais como os jogos são feitos, quais as áreas existentes para se trabalhar com jogos, entre outras. A 1ª pergunta será respondida ao longo do tempo, com vários posts e exemplos de trabalhos. Já a 2ª eu irei abordar nesse post.

Basicamente as áreas primarias de atuação de jogos se resumem em:

* Game designer - Aqui se define o roteiro do jogo, criação de personagens (personalidades), cenários, entre outros elementos do jogo. Em grandes empresas de jogos essa área é subdividida em várias outras, como por exemplo Character Designer, Level designer, etc. Pessoas que atuam nessa área devem ter conhecimentos de psicologia. É importante ressaltar que para ser um bom game designer deve-se limpar a mente de certos vicios, como querer basear seu jogo em titulos antigos de sua preferencia (tente buscar inovação).

* Artist - Costumo dizer que existem 2 tipos de artistas, o que cria e o que monta. O 1º é aquele que cria seus concepts (desenhos em mesas digitalizadoras ou da maneira tradicional), possui forte conhecimento da influencia das cores, brilhos, equilibrio, etc. O 2º é aquele que captura ideias e compila em novos layouts através do uso de ferramentas como photoshop e fireworks. O papel do artist também é subdividido em grandes empresas, ficando conhecido como Character Artist, Environment Artist, UI Artist, etc. Vou mostrar em posts e tutoriais mais a frente que é possivel criar designs sem mesmo ter noção de desenho, basta um pouco de esforço.

* Programmer - Como não poderia faltar, o programador é quem reúne a arte criada pelo game designer e feita pelo artist e faz com que tudo ganhe vida. Existem várias sbudivisões como, Network programmer, UI Programmer, GamePlay Programmer, AI Programmer, etc. Nesta área é importante conhecimentos matemáticos e físicos e ter boa lógica de programação (as vezes nao basta resolver o problema, você deve resolve-lo da melhor forma possivel).

* Sound Artist - Como no artist, existem os 2 tipos, criadores e montadores. Fazem desde trilhas extensas a efeitos especiais sonoros. Trabalha juntamente com o Game Designer para expressar o sentimento da criação do companheiro. Nao confundir esse papel com o Sound Programmer por exemplo, que faz com que o som criado pelo Sound Artist seja executado de acordo com o ambiente em que está usando propriedades físicas e matemáticas (Exemplo: Uma granada explodindo dentro da agua tem resultado diferente do que se estivesse dentro de uma sala).

* QA - É o tester do jogo. Jogos são softwares como outros e por isso passam por processos de engenharia de software como qualquer outro. É necessário garantir que o jogo seja distribuido com o mínimo de bugs possiveis (já que nenhum software está livre de bugs). Muitas pessoas acham que ser tester de jogos é uma missão simples, porém na verdade o tester deve ter conhecimento do processo inteiro para fazer analises precisas de detecção de erros.

Temos como área de atuação secundária:

* Publisher - Logo após o seu jogo estar pronto, você com certeza vai querer que ele vire um sucesso de vendas, entao para isso você deverá entrar em contato com um publisher (Empresa ou pessoa). Responsável pelo papel de negócios do jogo. O publisher é uma empresa ou pessoa influente dentro do ramo.

* CG Artist - Grande parte dos jogos tem historias contadas atraves de CGs (animações gráficas), que possuem o processo de criação parecido com de criação de filmes de animação. Caracteristicas dessa area incluem criação de efeitos especiais, edição de vídeos, composição, etc. Alguns dizem que esta área tem os dias contados, já que a evolução do processamento no jogo já está ganhando qualidade aceitável, ou talvez semelhante.

Ao escolher sua área e começar a estudar, tente criar sua rede de contatos e amizades com pessoas de interesse similar ao seu. Você deve lembrar de sempre aprender com as outras pessoas (algumas mais outras menos), nao importa o tipo de trabalho. Participe de foruns e exponha sua opinião para os outros. Isso tudo irá ajudar a caminhar mais rapido em busca do seu objetivo.

Até mais,

4 comentários:

Ingrid disse...

Poxa... quantos detalhes, mas deve ser muito massa e valer muito a pena estudar cada um deles! Adorei o blog! Ingrid.

Paulo Victor disse...

Blog muito interessante, escreve um post falando do desenvolvimento de jogos para nintendo ds, to mechendo em um aki em casa. =p

PA disse...

vlw pelo post

essa realmente é a dúvidade de quem quer passar de um mero jogador ao desenvolvedor

vamos ficar acompanhando aqui, ok?

Game Kaos disse...

Parabéns pelo blog!
Conteúdo sobre desenvolvimento e criação de jogos em gamekaos.blogspot.com