Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Como tudo começou...

Olá amigos,

Bom, antes de me tornar um desenvolvedor de jogos, passei varios anos na industria de software convencional (Aplicações Web e Standalone), porém em 2005 fui convidado pelo meu amigo Roberio a fazer parte de uma pequena equipe de desenvolvimento de um jogo j2me 2D chamado Rally do Araripe. Até entao, eu só tinha experiencias em jogos com estudos feitos sobre engines, makers e jogos feitos com linguagens de baixo nivel (C, Pascal) ou tinha feito joguinhos sem muita lógica agregada (de tiro, ou obstaculo). O jogo Rally infelizmente nao foi finalizado (espero um dia poder termina-lo), porém todo o conhecimento agregado foi importantissimo para mim.

Em meados de 2006 fui contactado pelo pessoal do NUGEN (Nucleo de Genômica) para fazer o projeto de um jogo educacional. Apos alguns meses, decidi sair da industria convencional de software e passei a me dedicar totalmente a jogos. Passei por etapas de criação de game design do jogo, na epoca minha empresa, a Joystudio, contava apenas com 3 pessoas, eu, Raniery (consultor de biologia) e Gilberto Machado (designer). Passamos por problemas de aprovação de um layout 2D estilo cartoon, o que me levou a aprender o Blender 3D e confeccionar grande parte do design do jogo. A decisao de que o jogo seria 2D e feito em flash foi tomada mediante a minha experiencia com o mesmo e o fato que o jogo teria que rodar em varios Sistemas Operacionais.


Apos 1 ano de projeto tinhamos praticamente todas as caracteristicas previstas implementadas, nascia ali, o jogo educacional HEMOÇÃO. Abaixo alguns screens do jogo.


Irei postar em tutoriais como fazer elementos de um jogo com o blender 3D e algumas lógicas de programação uteis para jogos.
Ate mais pessoal, até o proximo post.

Nenhum comentário: